Publicação:
Inclusão social por meio do ensino de matemática com jogo de xadrez

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2015-09-04

Orientador

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Trabalho apresentado em evento

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (inglês)

We present partial results of a project that has the general objective to contribute to the formation of citizens able to life in adult society. Its specific objectives are: expanding the chances of mathematical learning of students who attend public elementary school; stimulating the ability to concentrate and promote the development of logical thinking in children of elementary I; helping motivate the student of Math to prevent building a negative view about Math; popularize chess game among students from public schools, enriching it in its potential for school learning. Methodologically, is developed weekly in a public school of São José do Rio Preto, by two students of Physics, through dialogue-based classes and practical activities in the classroom and informatics room. From the presented results, we highlight the perspective that the project gave students from a public school located in a district on the outskirts of the city.

Resumo (português)

Apresentamos resultados parciais de um projeto que tem como objetivo geral contribuir para a formação de cidadãos aptos à vida na sociedade adulta. Seus objetivos específicos consistem em: ampliar as chances de aprendizagem matemática de alunos que frequentam a escola básica, na rede pública; estimular a capacidade de concentração e promover o desenvolvimento do raciocínio lógico em crianças do Fundamental I; contribuir para estimular o aluno da Matemática, de modo a evitar que construa uma visão negativa sobre a mesma; popularizar o xadrez junto aos alunos da rede pública, valorizando-o em seu potencial para a aprendizagem escolar. Metodologicamente, é desenvolvido semanalmente em uma escola pública de São José do Rio Preto, por dois alunos do curso de Física, por meio de aulas dialogadas e atividades práticas em sala de aula e na sala de Informática. Dos resultados apresentados, destacamos a perspectiva que o projeto deu para alunos de uma escola pública situada em um bairro da periferia da cidade.

Descrição

Idioma

Português

Como citar

8º Congresso de extensão universitária da UNESP, p. 1-4, 2015.

Itens relacionados

Unidades

Departamentos

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação